Qual o tipo de site é o ideal para meu negócio?

Qual o tipo de site é o ideal para meu negócio?

Hoje existem diferentes tipos de sites para empresas, no entanto, nem todos os modelos são adequados. É preciso um estudo de caso para verificar qual é a melhor opção para cada tipo de negócio. Vamos listar e explicar alguns modelos.

Site Institucional

Como o próprio nome já diz é um site que fala da instituição/empresa e não de seus produtos. Vejo muitas matérias por ai dizendo que o site institucional é o antônimo do site dinâmico, o que não é verdade. O site institucional de uma empresa de pneus, por exemplo, não vai falar da qualidade do pneu, de como são resistentes e da durabilidade. Ele vai apresentar como a empresa cuida do meio ambiente, de seus valores, da missão e dos lucros. Por esse motivo, esse tipo de site não precisa mudar constantemente, nem ter um apelo comercial em seu visual. Basta ter a identidade visual da empresa. Acredito que por não precisar desse dinamismo todo, ele se confunde com site não dinâmico, mas isso vai variar de empresa para empresa.

Site dinâmico Site comercial

Esse tipo de site já exige um apelo comercial um pouco maior em seu visual. Afinal, ele vai vender algo, seja físico ou não. Um site comercial, não significa que seja um E-commerce ou necessariamente ser uma ferramenta para fechar o negocio no próprio site. Pode vender uma ideia, um conceito, a venda da própria marca. Esse modelo de site é o mais comum para uma empresa ou para profissionais liberais. Ele contém todas as informações que o seu cliente precisa: informações dos serviços prestados ou produtos, horário de funcionamento, localidade, possíveis promoções, etc… Lembrando que como todos os outros tipos, essa modalidade precisa ser bem estruturada para se posicionar bem nos buscadores, já que a intenção aqui é prospectar novos clientes.

E-Commerce

O E-commerce é um site exclusivo para vendas. É todo estruturado para isso e obrigatoriamente tem que ter carrinho de vendas, página de checkout, área do cliente e meios de pagamentos. Nesse tipo de site podem ser vendidos produtos físicos, digitais ou até mesmo serviços. O que vai definir um e-commerce é a realização da venda direta via site, sem precisar passar por alguém ou vendedor para concretizá-la. Também precisa ser bem estruturado para subir no ranking dos buscadores.

Site one-page

Os sites One Page estão fazendo muito sucesso hoje em dia. São intuitivos e se adequam perfeitamente aos dispositivos móveis. A principal característica desse modelo é que ele têm todas as páginas em blocos na home page. Lá você encontra todas as informações necessárias, como por exemplo: tipo de produto ou serviço, contato, local, quem somos e o que mais precisar. Eles são indicados pra diversos seguimentos, mas geralmente são mais usados por empresas de design e marketing.

Blogs

Os blogs se propagaram e não tem mais volta. Cada vez mais vemos desde profissionais até pessoas comuns querendo contar suas historias cotidianas. Ele se parece com um diário, porém, tem um grande potencial em questões de SEO e de interação. Com ele, uma empresa ou profissional liberal pode se comunicar com seu público de uma forma mais pessoal, mostrando as novidades como em uma revista. Se bem estruturado, é uma ferramenta altamente eficiente em questão de posicionamento nos buscadores, pois nele vai conter inúmeras páginas contendo os mais diversos assuntos. Existem várias técnicas para melhorar o posicionamento, mas vamos deixar para uma outra hora.

Hot Site

Sua principal característica é ter bem definido o dia para ele começar e acabar. Fique tranquilo, isso não é uma história triste. Esse tipo de site é uma ótima ferramenta para quem quer criar uma promoção para um determinado período e produto. Um Hot Site pode possuir diversas páginas ou até mesmo uma só como uma One Page. O apelo visual é grande e como eles são feitos para entrar no ar em uma determinada data, os investimentos em marketing são altos, pois não terá tempo de posicioná-lo por SEO.

Landing Page

Landing Page tem uma característica única, serve para levar informação sobre um produto especifico e captar dados de possíveis clientes. Uma página usada geralmente como uma “isca” para atrair novos clientes. Pode ser um ebook, uma promoção ou até mesmo um brinde e em troca o cliente precisa fazer um pequeno cadastro para ir até a página tão desejada. Isso é uma forma muito usada na web para criar o mailing de uma empresa.

Apresentei aqui alguns tipos de sites existentes na web, mas isso não significa que exista um modelo certo para cada tipo de empresa ou pessoa. Os modelos de sites podem ainda ter características mistas. Um e-commerce com um site comercial, um Hotsite com One Page ou um site One Page com um Blog e muito mais. A estratégia utilizada por cada um que vai definir isso e uma das nossas características é não ter um modelo padrão de layout. Nós da Friiv fazemos cada site conforme a estratégia que definimos junto com o cliente.

Qualquer duvida entre em contato, ou deixe seu comentário que responderemos.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Inscreva-se
Te avisaremos sobre matérias ou novos produtos.

%d blogueiros gostam disto: